5 dicas para organizar sua vida financeira
- 25/10/2022 14:49
- 25/10/2022 14:49
Para uma vida mais tranquila e cheia de realizações, é muito importante manter o equilíbrio financeiro. Contas bem administradas vão permitir a você, no mínimo, diminuir o estresse naqueles momentos mais difíceis, e ainda aproveitar melhor as boas fases. Desde já, equilíbrio financeiro não significa que você deve controlar, na ponta do lápis, cada cafezinho que toma. E nem que não possa ficar no vermelho em certos momentos. Em uma vida financeira equilibrada deve-se levar em conta o fator tempo, e equilibrar receitas e despesas de forma intertemporal.
Muitas pessoas entendem que é uma tarefa muito árdua organizar as contas e os gastos. Mas há várias dicas que podem tornar essa missão muito mais fácil. Vejamos:
Pois é, planejar é o primeiro passo. Não é incomum encontrar quem cuida suas contas sem qualquer tipo de planejamento, e tudo bem, se os gastos forem menores que as receitas. E se a vida correr tranquila, sem grandes adversidades. Mas se este não é o seu caso, ou se não pretende contar com a sorte, então, planeje-se. Saiba o quanto e como você gasta a sua renda mensal. Procure dividir suas despesas entre as fixas e as variáveis, de modo que conheça melhor suas necessidades e possa pensar nos objetivos que pretende alcançar, escolhendo os gastos que vai fazer.
É muito importante que você transforme sonhos em objetivos. Os sonhos são aquilo pelo qual nos mobilizamos, o futuro que desejamos ter, uma imagem que nos orienta. Já os objetivos são mais concretos, são mensuráveis e podem ser divididos em metas. Objetivos têm prazo e avaliação dos recursos que vai precisar para atingi-los. Morar em casa própria é um sonho. Delimitar o tamanho da casa, a localização, em quanto tempo pretende financiá-la e como vai pagar, a transformam em um objetivo.
Conhecendo seu orçamento e seus objetivos fica mais fácil destinar seu dinheiro para o lugar certo. E nessa hora é preciso ter disciplina. Por exemplo, sempre que possível, procure pagar à vista, com isso você foge dos juros. Nas compras maiores, pechinche e compare preços em diferentes lojas, assim é possível escapar do gasto por impulso. Se precisar tomar emprestado, escolha as opções de crédito com juros menores, normalmente, aquelas que exigem garantias. Finalmente, é sempre importante ter uma reserva de emergência. Como o nome diz, é uma quantia reservada para quando a vida nos colocar diante de uma oportunidade, ou diante de uma dificuldade que exija gastos extras. Nos dois casos, esse dinheiro será fundamental.
Agora que já está com as contas reorganizadas, comece a juntar dinheiro para atingir seus objetivos. Alguns passos simples podem te ajudar. Primeiro, saiba o quanto vai precisar e em quanto tempo pretende juntar esse dinheiro. Segundo, a cada mês você irá reservar uma parte da renda em uma conta que receberá o nome do que pretende realizar, por exemplo, “reserva para o fim de ano”, “para a casa própria” e assim sucessivamente. Se possível, separe o dinheiro no início do mês.
A melhor forma de juntar o dinheiro em um investimento vai depender do quanto precisa, do valor que consegue dispor mensalmente, e do prazo que terá até resgatar o saldo acumulado. O mercado financeiro oferece uma variedade imensa de produtos e serviços que se ajustam às suas necessidades e perfil de risco. Nesta hora, um consultor pode te ajudar a escolher a opção mais rentável. E se quiser conhecer alguns conceitos básicos, clique aqui
Esse é o momento ideal para a criação de um novo ciclo de controle e organização das finanças
Backoffice - 31/01/2022 09:22
Os nudges são pequenos incentivos que nos levam a tomar decisões mais acertadas. Aquele empurrãozinho que nos coloca na direção certa
- 07/03/2022 11:26
A educação financeira te ajuda administrar melhor suas finanças para que tenha uma vida mais tranquila.
- 18/05/2022 14:46